Relaxamento capilar

Relaxamento capilar

Stockholm (1)

Por muitos anos eu relaxei meu cabelo. Aliás, relaxei mais do que fiz escovas para alisar. O objetivo sempre foi tirar o volume, o que mais me incomodava no meu cabelo cacheado. Não se falava em transição capilar, muito menos em aceitar as madeixas como elas são. A verdade é que eu e muitas meninas que eu conhecia queríamos o cabelo super controlado, o que as pessoas chamavam de “arrumado”.

cabelorelaxado
Ficava mais ou menos assim

O relaxamento capilar é um tipo de alisamento químico voltado para os cabelos crespos e cacheados. Normalmente ele é feito com Tioglicolato de amônia ou Guanidina e Hidróxido de sódio. Eu usei muito Guanidina, que é forte e incompatível com diversas outras substâncias. Lembro que meu couro cabelo às vezes ficava machucado e descascava. Ardia um pouco durante a aplicação e o cheiro não era nada bom.

Esse tipo de química pode até acabar alisando os cachos. No meu caso, ele tirava o volume e “acalmava” a raiz, o que me trazia muita paz ao coração hahaha Prometia abrir os cachos e defini-los e isso realmente acontecia. Mas, que fiquei refém do relaxamento, pois como durava muito pouco (em torno de 20 dias, porque meu cabelo cresce rápido) em poucas semanas eu já estava grilada com o volume mínimo que surgia na raiz.  Quando comecei a usar escovas para alisar, ainda conciliava com o relaxamento, para o efeito liso durar mais.

Não condeno quem gosta de fazer relaxamento. Ele de fato ajuda a baixar o volume e tem gente que não curte volume mesmo. Só é preciso ter atenção para não misturar químicas, já que esses produtos são facilmente encontrados em farmácias e a aplicação pode ser feita em casa. Alguns podem ser muito fortes e incompatíveis com tinturas, por exemplo. Daí, ao invés de um cabelo solto e brilhoso, podem aparecer problemas como queda, corte químico, cabelo muito ressecado. O primeiro passo é sempre fazer um teste de mecha antes de aplicar. Depois do relaxamento, aconselho seguir o cronograma capilar, porque sentia o cabelo bem seco.

E aí, você já relaxou ou relaxa o cabelo?

Confira essa tabela de compatibilidade química, do site Presença Cacheada:

tabela-de-compat..jpg

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/18395-relaxamento-capilar

http://www.presencacacheada.com.br/cacheados-e-crespos/mudanca-de-quimica-capilar-sim-e-possivel/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s